Objetivo: Compreender as configurações contextuais que favorecem o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do Pensamento Computacional em suas diferentes concepções e aplicações.
O Pensamento Computacional (PC) tem ganhado destaque como uma habilidade essencial para qualquer cidadã(o). De maneira geral, o PC é considerado como uma forma de raciocínio sistemático para resolução eficaz e eficiente de problemas, sejam eles científicos ou cotidianos. Entretanto, ainda não se tem uma definição consensual do termo, ou métodos consolidados para desenvolvimento e avaliação do PC. Existem várias perspectivas sobre o PC, das mais focadas em aspectos cognitivos, até aquelas que incluem aspectos contextuais, sociais e políticos. O PC pode ser visto não apenas como uma ferramenta cognitiva para resolução de problemas, mas também como uma ferramenta que pode aumentar a autonomia e a participação social e política.
Além dessas questões conceituais e metodológicas, o movimento a favor da inclusão do PC na educação básica, que já encontra algum respaldo na Base Nacional Comum Curricular, traz também a necessidade de se repensar a formação de professores, o currículo das licenciaturas, e o papel do(a) licenciado(a) em computação.
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Integrantes: Taciana Pontual, Rozelma França, Bárbara Morais