Interatividades Digitais na Educação do Campo: Diálogos escolares entre adolescentes no desenvolvimento-uso de jogos sustentáveisNa realidade brasileira, como em outros contextos latino americanos, os adolescentes do campo vivenciam algumas dificuldades ao longo da educação formal, como a ausência de contextualização dos conteúdos curriculares para territórios rurais. A educação do campo procura minimizar esses problemas a partir de diretrizes específicas que favorecem a mediação social, mas no geral, os materiais didáticos…
continuar lendo →
Juventude Rural, Projetos de vida e Pensamento Computacional: Aplicações do DEMULTS na Educação do Campo (DEMULTS-Campo)A partir de uma perspectiva histórico-cultural em psicologia e educação, busca-se compreender os aspectos cognitivos e sócio-afetivos que permitem aos educandos (jovens rurais) participantes do projeto o desenvolvimento de jogos digitais educacionais e as implicações dessa participação sobre seus projetos de vida. Utiliza-se uma metodologia etnográfica para construção dos dados em uma escola de…
continuar lendo →
Estudo Comparativo dialógico de um Programa Transnacional de Desenvolvimento de Jogos Digitais por Estudantes do Ensino MédioPropõe-se compreender aspectos do processo de desenvolvimento de jogos digitais educacionais para aprendizagem de Linguagem (compreensão de leitura) e Matemática (geometria), e amplia-se a discussão para distintos contextos educacionais latino-americanos: Brasil, Chile e Colômbia. Pretende-se oferecer resultados comparativos que permitam uma escalabilidade da proposta, como metodologia de ensino…
continuar lendo →
Identidade e Competências em Alunos do Ensino Médio Durante o Desenvolvimento de Games EducacionaisO presente projeto é um desdobramento do projeto DEMULTS - Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis - em que promovemos ciclos de autoria-uso através de atividades de Design Participativo e Programação pelo Usuário Final entre alunos e professores, objetivando o desenvolvimento de games educacionais seguindo modelos de desenvolvimento ágeis, de modo a permitir escalonamento. Foram…
continuar lendo →
DEMULTS - Desenvolvimento em Educação para Multimídias Sustentáveis: Investigação da aprendizagem em contextos escolares durante desenvolvimento-uso de sistemas de informaçãoO projeto destina-se a desenvolver ambientes educacionais multimídia com a participação de professores e alunos, e pesquisar os impactos de aplicações das tecnologias da informação sobre a aprendizagem de conceitos científicos para o nível de ensino médio. Visa, ao mesmo tempo, tanto a apreensão de conteúdos escolares, quanto a apreensão de conhecimentos técnicos e operacionais próprios aos…
continuar lendo →