Projeto

Juventude Rural, Projetos de vida e Pensamento Computacional: Aplicações do DEMULTS na Educação do Campo (DEMULTS-Campo)

2017-2019

A partir de uma perspectiva histórico-cultural em psicologia e educação, busca-se compreender os aspectos cognitivos e sócio-afetivos que permitem aos educandos (jovens rurais) participantes do projeto o desenvolvimento de jogos digitais educacionais e as implicações dessa participação sobre seus projetos de vida. Utiliza-se uma metodologia etnográfica para construção dos dados em uma escola de ensino médio alinhada às diretrizes da educação do campo. Ampara-se em instrumentos como entrevistas estruturadas e semi estruturadas, diários de campo, videografia e capturas de registros diversos (registros escritos, imagens estáticas e dinâmicas produzidas pelos participantes em meios impressos e digitais). Para a análise interacional, os campos semióticos (fala, gesto, registros e artefatos) são considerados em suas relações contextuais e integrados de modo dinâmico ao longo do processo. Como entendemos, a proposta contribui para uma possível prática social com o uso de tecnologias nas escolas do campo, A partir de uma perspectiva histórico-cultural em psicologia e educação, busca-se compreender os aspectos cognitivos e sócio-afetivos que permitem aos educandos (jovens rurais) participantes do projeto o desenvolvimento de jogos digitais educacionais e as implicações dessa participação sobre seus projetos de vida. Utiliza-se uma metodologia etnográfica para construção dos dados em uma escola de ensino médio alinhada às diretrizes da educação do campo. Ampara-se em instrumentos como entrevistas estruturadas e semi estruturadas, diários de campo, videografia e capturas de registros diversos (registros escritos, imagens estáticas e dinâmicas produzidas pelos participantes em meios impressos e digitais). Para a análise interacional, os campos semióticos (fala, gesto, registros e artefatos) são considerados em suas relações contextuais e integrados de modo dinâmico ao longo do processo. Como entendemos, a proposta contribui para uma possível prática social com o uso de tecnologias nas escolas do campo, acrescentando às pesquisas da área análises sobre o processo da aprendizagem e os aspectos sócioafetivos que culminam no desenvolvimento do pensamento computacional integrado ao projeto de vida dos sujeitos.

Integrantes:

Flávia Mendes de Andrade e Peres (Coordenadora) - Taciana Pontual - Rodrigo Lins - Rozelma França - Dyego Morais - Glaucicleide Oliveira - Felícia Lacerda de Oliveira Fontes – Jhonatan Rafael da Silva Aquino – Isabela Vieira de Carvalho – Anderson Juan Rocha Menezes

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