Projeto

Estudo Comparativo dialógico de um Programa Transnacional de Desenvolvimento de Jogos Digitais por Estudantes do Ensino Médio

2015-2016

Propõe-se compreender aspectos do processo de desenvolvimento de jogos digitais educacionais para aprendizagem de Linguagem (compreensão de leitura) e Matemática (geometria), e amplia-se a discussão para distintos contextos educacionais latino-americanos: Brasil, Chile e Colômbia. Pretende-se oferecer resultados comparativos que permitam uma escalabilidade da proposta, como metodologia de ensino-aprendizagem com Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC´s) no Ensino Médio. Visa-se compreender, ao longo do processo, o jogo de ações discursivas que permitem aos sujeitos o desenvolvimento de competências, abarcando: conhecimentos ligados às áreas curriculares básicas de linguagem e matemática e a conceitos emergentes no século XXI, como os envolvidos no pensamento computacional; habilidades de autonomia, interpessoais, de informação, comunicação e resolução de problemas; procedimentos em TIC´s, utilização de ferramentas e instrumentos requeridos na contemporaneidade, como uso de significados para compreensão do conjunto da sociedade; atitudes grupais complexas, cooperativas, colaborativas, autônomas. Ademais, visa-se verificar-se também os processos identitários que emergem das comunidades de práticas em que os jovens se inserem ao vivenciarem as atividades de desenvolvimento de jogos digitais.

Integrantes:

Flávia Mendes de Andrade e Peres (Coordenadora) - Taciana Pontual - Lorena Pía Medina - Patricia Jaramillo - Dyego Carlos Sales de Morais - Georgia Daniella Feitosa de Araujo Ribeiro - Ricardo Alves da Silva - Wagner Felipe Brayner da Silva - Renato Oliveira – Helline Gomes Rodrigues Pinto – Ismael Mendes Cavalcanti de Albuquerque

Artefatos

Artefatos elaborados no projeto