Pessoas Pesquisadoras

O DEMULTS se tornou um ambiente em que as relações se dão para além das intenções acadêmicas e profissionais.

Bárbara Silva Morais

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE-(2015), Licencianda em Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE-(2019.2), Mestranda em Informática Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE-(2020). Atua como técnica em projetos da educação em prisões da Gerência de Educação de Jovens, Adultos e Idosos- GEJAI- Secretária de Educação do Estado-SEE-PE. Representante da SEE-PE no Fórum Pernambucano de Combate ao Agrotóxico. Hobbies: “Construir casas”, assistir filmes (diversos), cozinhar, ouvir música.

lattesmail

Dyego Carlos Sales de Morais

Licenciado (UFRPE), Mestre e Doutorando em Ciência da Computação (CIn/UFPE). Participa do DEMULTS desde sua criação, em 2012, investigando processos participativos em contextos escolares urbanos e rurais. Suas áreas de interesse vão desde Interação Humano-Computador até Educação do Campo, passeando por Filosofia da Tecnologia e Educação em Computação. Com utopia nos olhos e nos pés, sonha e faz tudo pensando na libertação de todas as pessoas historicamente oprimidas. Gosta de estar em contato com a natureza em praias e trilhas; consumir conteúdos e conversar sobre política, cultura e cinema.

sitemail

Fernando Rodrigues de Lima Júnior

Atuação: - Professor do magistério superior vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Formação: - Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Fundação Joaquim Nabuco - Especialista em Ações Interventivas em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Experiência e Interesses temáticos: - a subjetivação e a passagem adolescente - identificação e processos subjetivos no espaço-tempo tecnológico-digital contemporâneo - subjetivação, laços sociais e vivências virtuais-digitais na educação Hobbies: - Considero-me um "nerd fã" das vivências de imersão digital proporcionadas por jogos relacionados à simulação de vida e interpretação de personagens - Leitor, cinéfilo e jogador de obras que envolvam experiências de fantasia em mundos de magia, especialmente incluindo o universo de Harry Potter e da Terra Média - Maratonador de séries e documentários que envolvam conteúdos

lattesmail

Flávia Mendes de Andrade e Peres

Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva (UFPE). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Área de Psicologia, do Departamento de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ), com pesquisas relacionadas a tecnologias digitais e subjetivação, produção de sentidos com tecnologia em territórios diversos, psicologia rural e educação do campo. Integrante do time de pesquisadores do COGNVOX (software psicopedagógico voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência intelectual). Líder do grupo de pesquisa DEMULTS – Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis. Nas horas livres, gosto de ler livros de ficção científica, ver filmes e praticar o bordado manual.

lattesmail

Lídia Borges Vidigal

Graduação na área de Gestão em Marketing pela IPESU, Graduação em Design Gráfico pela AESO Barros Melo. Professora da Rede Estadual nos Cursos Técnicos em Comunicação Visual. Atualmente no corpo técnico da Escola Técnica Miguel Batista. Cursando MBA em Marketing Digital na ESUDA. Participante voluntaria no grupo de Pesquisa DEMULTS, como Designer atuando junto ao grupo na linha de pesquisa do Design Participativo. Como a Ilustração e o Design podem transformar o individuo. Atuando como profissional na área de criação de Identidade visual, Embalagens, Projetos editorais e Mídias Digitais. Nas Horas Livres gosto de ilustrar, cultivar cactos, ler sobre a vida e obras de Frida Khalo. Fazer Oficinas de Desenho e Colagens, Amo Fotografia e fazer coisas artesanais utilizando objetos de reutilização.

latteslinkedinmail

Marta Cordeiro da Silva Gomes

Marta Cordeiro da Silva Gomes Formação e atuação: Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Especialização em Língua Portuguesa e suas Literaturas - UPE Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades - PPGECI pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professora pela Secretaria de Educação do Município de Altinho -PE nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do DEMULTS Hobbies: Leitura de romances, assistir séries, ir à praia.

lattesmail

Nicéia Andrade da Silva

FORMAÇÃO: Mestre em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ); Especialista em Programação de Ensino em Literaturas de Expressão Portuguesa (FAINTVISA, 2000); Graduada e Licenciada em Letras (UPE, 1990) ATUAÇÃO: Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Membro de Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS - UFRPE) e Transculturalismo Crítico,Diversidade Cultural e Educação (GTRANSCRI - UFRPE/FUNDAJ) ÁREA DE PESQUISA: Educação e Educação do Campo. HOBBIES: Viajar, ir à praia, assistir a filmes e séries, ler livros e revistas sobre educação, literatura, política, religião e comédia.

lattesmail

Renata Maria Mendes Brasileiro da Silva

Bacharel em Antropóloga e Diversidade Cultural Latino Americana pela Universidade Federal da Integração latino-americana - UNILA. Pesquisadora, mediadora de projetos culturais com a perspectiva latino americanista enquanto forma integradora de saberes transdisciplinares. Mestranda em Educação, Culturas e Identidades no PPGECI. Especialista em Design Educacional pelo Instituto Federal do Espirito Santo - IFES. Trabalha como Design de Produto na ClickBus. De comunicação fácil, curiosa, criativa e colaborativa. Atua como Doula, circula de bicicleta e adora um forró rabecado.

latteslinkedinmail

Rozelma Soares de França

Rozelma Soares de França Formação Licenciada em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012) Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020) Atuação Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco Experiências e Interesses de Pesquisa: Tecnologias para a Educação Pensamento Computacional Formação de professores de Computação Métodos e materiais de apoio ao ensino de Computação na escola Hobbies: Viajar, cozinhar, decorar o meu refúgio ~ lar ~ e, mais recentemente, bordar :)

latteslinkedinsitemail

Taciana Pontual da Rocha Falcão

Professora adjunta do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE (2018-2020) e preside a Comissão de Ensino do departamento desde 2018. É bacharela (2004) e mestre (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e doutora pela University of London (Institute of Education, 2014), em tecnologias educacionais. Fez pós-doutorado na McGill University, School of Information Studies (Canadá, 2017), na área de tecnologias assistivas. Faz parte dos programas de pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) e Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), ambos na UFRPE. É editora associada da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e representante das Américas Central e do Sul no corpo de consultores do British Journal of Educational Technology (BJET). Faz parte do DEMULTS desde 2013. Sua pesquisa é focada na aplicação de tecnologias aos processos educacionais, incluindo: educação em computação, pensamento computacional, interação humano-computador, acessibilidade e analíticas de aprendizagem.

lattessitemail

Renata Carvalho da Silva

Pedagoga, mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ. Especialista em Psicopedagogia Escolar, e em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Possui experiência em pesquisa e extensão, em Educação Social, na Formação continuada de professores e educadores sociais, e em Regência nos anos inicias do Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, e disciplinas pedagógicas no Ensino Médio. Pesquisadora no Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis - DEMULTS/UFRPE e na RBAC Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (Núcleo Recife). Professora Multiplicadora de Tecnologias Educacionais da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizando acompanhamento e formação de professores, cursos, oficinas, projetos de Audiovisual e Acessibilidade na Educação, e mentoria de clube de Programação com Scratch. Docente do Curso de graduação em Pedagogia da UNIBRA – Centro Universitário Brasileiro. Tutora Virtual do Curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais Digitais da EAD/UFRPE. Obteve premiação na Feira de Conhecimentos do Recife (FECON) em 2018 com credencial para o Ceará, e na Milset Brasil em 2019 com credencial para o Paraguai. Obteve, ainda, o Prêmio “Boas Práticas” da Fundação Lemann, o Prêmio “Prática Destaque” pelo Grupo Neoenergia, e o prêmio “Professora Destaque” no Encontro de Audiovisual na Educação do Recife em 2019. Linha de pesquisa: Práticas criativas, sustentáveis, inclusivas e inovadoras com Tecnologias Educacionais. Gosta de ler, assistir filmes, desenhar, dançar e viajar.

lattessitemail

Bruno Barboza

Atualmente é mestrando em Informática Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2019). Desde 2019 é graduando em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Também é formado no curso de pós-graduação em Arquitetura e Infraestrutura de TI pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Tem experiência na área de Ciência da Computação, Computação Interdisciplinar e Educação.

mail